Eita Paraíba

Brasil

 

 

O Nodeste brasileiro é uma reunião riquíssima e de longe nela estão as melhores opções para o turismo. Não resta dúvida que as capitais nordestina e o interior de cada Estado concorre com o Rio de Janeiro, que ainda é a mais importante cidade turística do Brasil.

Dentre os muitos estados do nordeste do Brasil está a Paraíba. A capital do Estado é João Pessoa, uma cidade muito limpa, segura e com toda a estrutura de uma grande cidade sem a loucura de uma grande metrópole. João Pessoa é a cidade com melhor qualidade de vida para as pessoas, tanto assim que brasileiros de toda a região escolhem a cidade para viver e morar quando podem deixar as cidades grandes do sul e sudeste onde vivem.

João Pessoa é a cidade onde o sol nasce primeiro nas Américas. A afirmação não é uma lenda se considerarmos que a cidade tem o ponto mais oriental das do continene americano por isso recebe primeiro os primeiros raios de um sol convidativo com seus visitantes.

A Revista do Turismo escolheu a Paraíba para capa de sua edição de outubro e a escolha foi correta.

Com voos regulares saindo das principais cidades brasileiras, de onde está distante em média 3 horas, João Pessoa tem um aeroporto internacional. Localizado na cidade de Bayeux, no entorno da capital paraibana, o Aeroporto é bem estruturado, não muito distante da zona hoteleira de João Pessoa que o turista chega sem enfrentar trânsito pesado em qualquer dia ou hora.

A rede hoteleira da Paraíba, especialmente de João Pessoa, é excelente. Seus hotéis estão nas Orlas de Tambaú, Manaíra e Cabo Branco principalmente. São hotéis excelentes, de todas as categorias e com uma tarifa bem melhor que todas as outras capitais do nordeste do Brasil, mesmo na alta temporada.

A gastronomia de João Pessoa e das praias localizadas nos litorais sul e norte do estado é inigualável. Os frutos do mar, os pratos típicos e os petiscos tem tempero marcante, fartura peculiar e excelentes preços. Existem restaurantes para todos os gostos e com todos os preços. Em todos eles o que se observa é justamente o valor dos pratos que custam bem menos que outras capitais ou destinos turísticos.

A beleza das praias e a temperatura da água são um atrativo na Paraíba. Além de ser uma das poucas capitais do nordeste onde as praias urbanas não são poluídas e apropriadas ao banho, João Pessoa é o ponto zero para que o turista saia para conhecer seus litorais riquíssimos em beleza, gastronomia e acolhimento dos paraibanos. O litoral sul da Paraíba é chamado de Costa do Conde, tem cerca de 20 km de extensão e abrange 7 praias: Praia de Gramame, Praia do Amor, Praia Caripabus, Praia de Jacumã, Praia de Tabatinga, Praia de Coqueirinho e Tambaba. O litoral norte paraibano é repleto de surpresas. Distante 18 km da capital João Pessoa, temos a cidade portuária de Cabedelo. Pequena, porém repleta de curiosidades. O quilômetro zero da rodovia Transamazônica começa no litoral da Paraíba. É lá que se tem o famoso e único pôr do Sol do Jacaré, onde o músico Jurandir do Sax bateu o recorde que consta no Guinnes Book, por executar há mais de 20 anos o Bolero de Ravel.

Enfim, fazer turismo na Paraíba é uma das melhores opções do leitor. O estado reúne muito mais que sol e mar. Tem belezas naturais, tem uma gastronomia invejável, preços e tarifas excelentes para o turismo e um povo encantador.

Registrada no dicionário Houaiss “Eita” é uma interjeição que exprime satisfação diante de alguma coisa, essa é uma dita “palavra expressiva”, sem origem definida e caracterizada por sons curtos e sem significado. É muito comum na Paraíba e no Nordeste.

É exatamente com esta interjeição que expressamos nossa satisfação com a Paraíba e com os Paraibanos. Sem medo de exagerar afirmamos: “Eita Paraíba”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *